Papo Literário
Léo Cunha e o saber das crônicas
Estagiárias: Ana Paula Lima e Letícia Machado.
Diante das variáveis etapas de nossas vidas, a leitura se faz ferramenta indispensável que nos rodeia em práticas cotidianas, seja na infância, na juventude ou na vida adulta, atuando não somente por meio de textos informativos, mas também, como hobbies. Sendo assim, ainda que o isolamento social nos distancie do calor humano, as obras literárias continuam atuando como fonte de reflexão em vista das situações vivenciadas.
Situada no jornalismo literário, a crônica narra ou comenta fatos rotineiros e fatos não-noticiáveis, onde cada um segue com seu modo de pensar e com suas particularidades. A principal origem, ainda no século XIX, foi através do folhetim, podendo ser escrita com teor humorístico, irônico e até mesmo sarcástico.
Em resenha nesta quinta-feira, 27 de agosto, com o escritor, tradutor, jornalista e professor Léo Cunha, que iniciou a publicação de suas obras infantil e juvenil a partir de 1993, o autor soma mais de 60 livros publicados, entre literatura, crônicas e poesia, além de publicar contos e poemas, tendo traduzido mais de 30 livros. A roda de conversa online sobre crônicas e seus afins, teve como público alvo, alunos do curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e professores da rede pública.
Segundo Léo, as crônicas partem de analogias que surpreendem o leitor, através de textos que narram noticiários ou acontecimentos cotidianos que lançam um olhar que fuja do óbvio, sendo assim, um texto bastante pessoal. De acordo com ele, as melhores crônicas são de entendimento massivo e de conhecimento real. Suas inspirações se atentam de notícias e de conversas realizadas entre pessoas de seu convívio.
Sua mais recente obra publicada no Jornal Estado de Minas: ‘’Viva, entrei oficialmente no sobrepeso’’, retrata a própria história de forma extrovertida e irônica no momento de pandemia. Dessa maneira, o cronista Léo Cunha finaliza ressaltando a importância da leitura e da escrita para maior entendimento de assuntos em geral.
Comentários
Postar um comentário