Postagens

Mostrando postagens de novembro 22, 2020

Como fazer resumo?

Imagem
 Pode parecer tarefa fácil, mas muitas vezes sintetizar algo pode ser trabalhoso e requer algumas técnicas importantes, embora a técnica mais eficiente seja a prática. O resumo de texto auxilia muito na aprendizagem para facilitar na memorização, compreensão e interpretação, e não pode ser um texto muito longo; tem que ser menos extenso que o original. Para facilitar aqui vão algumas dicas: •Leia atentamente o texto original; •Marque as principais ideias; •Sublinhe as palavras-chave; •Tenha o poder de síntese; •Cuidado com a coesão e coerência;  •Faça uma leitura final; •Não se esqueça de citar a fonte.

O que é lead?

Imagem
 📰 O lide jornalístico tem a missão de transmitir as principais informações da notícia para o leitor. Neste primeiro contato, o texto deve gerar interesse para que a matéria seja acompanhada até o final. Para isso, ter noção de como fazer um bom lide jornalístico é imprescindível para o estudante. 🤓 Ou seja, o lide é o primeiro parágrafo do texto jornalístico que traz um resumo inicial respondendo as seguintes perguntas sobre o tema principal:  -O quê?  -Quem?  -Quando?  -Onde? -Como?  -Por quê?

Dia Nacional do Doador de Sangue

Imagem
 Em homenagem àqueles que contribuem na missão de salvar vidas, hoje, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue.  O intuito é além de agradecer os contribuintes, também conscientizar a população sobre a importância desta ação.  Quando você doa sangue, a esperança cresce!

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Imagem
 Você sabe o que é ABNT? A Associação Brasileira de Normas Técnicas é um órgão que tem como finalidade de normalização e desenvolvimento técnico. 📃 A ABNT foi fundada em 1940 e desde seu surgimento sua finalidade é contribuir com o desenvolvimento do trabalho em caráter científico e tecnológico, assim, sua missão é padronizar as técnicas. 🗒️ Se você está fazendo um curso técnico ou uma graduação saiba que irá ter que fazer um TCC, e seu trabalho precisará de uma estrutura com base nas regras da ABNT. ✍🏻 A estrutura é composta basicamente em textuais, pré-textuais e pós-textuais.

Linguagem Jornalística

Imagem
 A linguagem jornalística está presente nos textos do gênero jornalístico e apresenta algumas particularidades para que todos possam compreender o conteúdo a ser transmitido. Entre elas:  🔹Objetividade; 🔹Impessoalidade; 🔹Imparcialidade; 🔹Dados concretos; 🔹Comunicação referencial.

V Simpósio de Discursividades Midiáticas

Imagem
 Começa hoje o 5o Simpósio de Discursividades Midiáticas, com a conferência de abertura do professor Júlio César Goyes Narváes da Universidad Nacional de Colômbia. Todos estão convidados para o evento gratuito, que começa hoje e termina na quinta-feira (26). As inscrições podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/v-simposio-de-discursividades-midiaticas__980949