Postagens

Mostrando postagens de outubro 17, 2010

Webrádio é tema de palestra para alunos do Jornalismo

Imagem
Alunos do 8º período de Jornalismo, durante aula do professor Edwaldo Costa Na última segunda-feira, 18, o sexto e oitavo período do Curso de Comunicação Social da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, assistiram a uma palestra sobre WebRádio. O evento foi uma oportunidade para entender uma ferramenta que está em ascensão com o avanço da internet. De acordo com Clérmerson dos Santos Mendes, sócio-proprietário da iRadio, o conhecimento sobre WebRádio para os futuros jornalistas é fundamental, pois considerando a importância das novas tecnologias, a rádio tradicional tende a essa migração digital. Outros fatores positivos são a desburocratização da licença, o baixo custo, a qualidade de transmissão e sua abrangência mundial. Em particular, Mendes sempre gostou de ouvir rádios e acompanhou essa conversão. Ele explica que no início, as rádios na web eram apenas listas de reproduções, com pouca interatividade, o que logo deixou de ser atrativo. Depois com

Alunos da UEMG participam do Festival Universitário de Propaganda

Imagem
A Associação Paulista de Publicidade (APP) realizou nos dias 18 e 19 de setembro o 22º FEST’UP. O tradicional evento –  que aconteceu na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo – tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do futuro profissional de comunicação, trazendo renomados e atuantes profissionais da propaganda brasileira. Com participação de escolas de comunicação social de todo o Brasil, o evento é uma grande troca de idéias sobre formação, qualificação e valorização do profissional de publicidade. Este ano os alunos do 6º período do curso de Comunicação Social– Publicidade e Propaganda da UEMG, Daniel Pacheco e Ana Maria de Araújo, marcaram presença no evento. “O festival nos ajudou a enxergar novas possibilidades como novas mídias, novas tecnologias e também redes sociais que estão sendo cada vez mais exploradas pelos anunciantes e agências”, disse Daniel, satisfeito com a participação no FEST’UP. Confira algumas fotos do evento. SITE http://www.

Sabia Mais: Atividades Complementares

As atividades complementares são todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, ou seja, fora de sala de aula. Elas enriquecem o conhecimento adquirido para formação pessoal e profissional. E precisam estar de acordo com o Projeto Pedagógico. Elas se dividem em: Ensino, Pesquisa e Extensão. Sendo que cada aluno deve cumprir sua carga horária com pelo menos dois tipos de atividades diferentes. Cada curso contém uma quantidade de horas específica por semestre. As atividades podem ser realizadas no próprio campus da UEMG Frutal, ou em qualquer outra Instituição, empresas e órgãos públicos ou privados desde que comprovadas através da documentação exigida pela coordenadoria de estágio. O cumprimento dessas tarefas ajuda no conhecimento da profissão, estímulo ao aprendizado, experiência, interesse na área e articulação entre teoria e prática. Veja alguns exemplos de Atividades Complementares: •    Valem horas acadêmicas no âmbito do Ensino: Participação em pale

Alunos aguardam resultado da FAPEMIG para bolsas de pesquisas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPPG – da Universidade do Estado de Minas Gerais publicou edital para seleção de 80 (oitenta) candidatos à bolsa do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa - PAPq/UEMG/FAPEMIG. O prazo das inscrições se encerrou no último dia 8 de outubro. Participaram do presente edital, as Unidades de Barbacena, Frutal, João Monlevade, Ubá e as do Campus de Belo Horizonte (Design, EsMu, FaE, FaPP e Guignard) e seus cursos fora de sede. O programa tem como objetivo inserir o universitário no mundo da pesquisa e colaborar com o mundo acadêmico. O Campus de Frutal teve uma expressiva participação. Cerca de 20 projetos aguardam o resultado final que será publicado no início do ano no site da UEMG.

Frutal sediará 12º Seminário de Iniciação Científica

Imagem
O 12º Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) será realizado de 17 a 19 de novembro e terá como sede o Campus de Frutal. Com o tema “A Universidade na Sociedade Contemporânea: O papel da pesquisa como inovação de saberes” o evento tem como objetivo divulgar e compartilhar trabalhos desenvolvidos por alunos, ex-alunos de todas as unidades da UEMG e também não-alunos.