Agência Inova inicia 2015 de cara nova

Com a intenção de funcionar como uma agência escola, a Inova permite, desde 2009, que alunos do curso Comunicação Social desenvolvam suas habilidades práticas aliadas à teoria acadêmica.

Karol Natasha, professora da UEMG desde 2012, atua como coordenadora da Agência em Jornalismo desde setembro de 2014. Para ela, a importância da Agência para o aluno está na possibilidade de conciliar a teoria pedagógica vivida na sala de aula com a prática e, desta forma, experimentar por completo esta rotina produtiva do jornalismo. O aluno tem a oportunidade de explorar suas habilidades de escrita, edição, gravação e diversas outras dentro da Agência, o que reflete diretamente em seu desempenho acadêmico.

O primeiro semestre de 2015 surpreendeu pela quantidade de interessados em fazer parte da Agência, especialmente alunos do 1º período, como Hugo Leonel e Caroline Pessôa. Na visão da coordenadora da Agência – Jornalismo, a participação dos calouros é um desafio positivo tanto para os alunos quanto para os professores orientadores. “Os alunos do primeiro semestre ainda não conhecem, de fato, o que é jornalismo, o que torna ainda mais gratificante este contato prático com a futura profissão. Além, é claro, de aproveitar o aprendizado para sair à frente.”.


Na habilitação em Jornalismo, a Agência atua em duas frentes: jornalismo e assessoria de imprensa. Dentro do Jornalismo, os alunos produzem o programa televisivo “Dialogados” e o programa de rádio “Estação UEMG”, que vão ao ar, respectivamente, toda sexta e terça-feira pelos canais de comunicação da Agência (blog, Youtube e redes sociais). Além dos programas eletrônicos, há também a produção impressa a partir do jornal mural.

Nova turma de Publicidade e Propaganda da Agência conversa com Prof. Lausamar
De acordo com o coordenador da Agência em Publicidade e Propaganda, Prof. Alaor Ignácio, a Inova aborda não somente os aspectos didáticos e pedagógicos, mas também o institucional, com a produção de peças publicitárias para as campanhas internas e externas do Campus de Frutal. “Ainda que de maneira um tanto incipiente, os membros da Agência têm um primeiro contato com aquilo que os espera no mercado formal da publicidade. É claro que com menos “crueldade” com relação aos prazos de entrega, riscos de negócio e exigência corporativa. Tenho certeza que aqueles que conseguirem manter a humildade conseguirão aprender muito.”, comenta Alaor. Quanto às expectativas para este semestre, o professor diz estar certo de que todo trabalho produzido pela Agência será bem feito.

Unidos aos coordenadores, a nova equipe da Inova 2015 carrega determinação e novas ideias para o primeiro semestre deste ano, que teve início na última quarta feira (11). Conheça a turma.


Jornalismo:

Aline Fornel, 5º período.
Vim para o Jornalismo de última hora porque me identifiquei com a grade, pois curto edição de vídeos, fotos e também pelo blog “O Look da Loka””.


Caroline Pêssoa, 1º período.
“Eu acredito que o jornalismo move o mundo. Então eu, como uma futura jornalista, quero fazer parte dessa banca.”

Davi Kaell, 5º período.
“Escolhi o jornalismo porque adoro a linha editorial e me apaixonei ainda mais quando li “Hiroshima”, de John Hersey”.

Guilherme Lacerda, 7º período.
“Pretendo unir a teoria de todos estes semestres de faculdade com a prática, para estar mais preparado para o mercado de trabalho”.

Luíse de Queiroz, 3º período."Quero novas experiências profissionais”.

Mary Anne, 7º período.
                   “Meu foco na Inova é assessoria de Imprensa como forma de estágio”.

Murilo Heitor, 3º período.
“Quero novas experiências em outras áreas do jornalismo, e claro, para aprimorar o Blog do Mú”.


Publicidade e Propaganda:

Dayane Bifon, 7º período.
“Minhas expectativas são adquirir novas experiências, executar um pouco do que aprendi na universidade e aprender ainda mais”.

Hugo Leonel, 1º período.
“Espero crescer cada vez mais dentro da UEMG e do curso, começando com o pé direito com essa grande oportunidade cedida pela agencia Inova”.

Marcus Vinícius Santos, 3º período.“Creio que essa oportunidade na agência será proveitosa e essencial para a definição do meu futuro, ainda não sei em qual área quero seguir, mas tenho certeza que a prática vai me ajudar nesse ponto”.

Murilo Carvalho, 5º período.
“Acredito que o trabalho na Agência vai acrescentar muito nos meus conhecimentos. Pretendo seguir a área de criação e audiovisual”.

Rodrigo Zocarato, 7º período.
“Estou querendo começar logo, pois o ano já esta passando eu ainda preciso completar minhas horas de estágio. Pretendo seguir no ramo da redação, porém também me interesso muito pelo design”.

Thainá Alizon Balbo, 3º período.
“Minha expectativa é de aproveitar tudo que a agência tem a oferecer, sendo com os professores que vão nos auxiliar no dia a dia da agência ou com a experiência dos outros alunos”.


Por Guilherme Lacerda, Agência Inova



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto