Agência Inova inicia 2015 de cara nova
Com a intenção de funcionar como uma agência escola, a Inova
permite, desde 2009, que alunos do curso Comunicação Social desenvolvam suas
habilidades práticas aliadas à teoria acadêmica.
Karol Natasha, professora da UEMG desde 2012, atua como
coordenadora da Agência em Jornalismo desde setembro de 2014. Para ela, a
importância da Agência para o aluno está na possibilidade de conciliar a teoria
pedagógica vivida na sala de aula com a prática e, desta forma, experimentar
por completo esta rotina produtiva do jornalismo. O aluno tem a oportunidade de
explorar suas habilidades de escrita, edição, gravação e diversas outras dentro
da Agência, o que reflete diretamente em seu desempenho acadêmico.
O primeiro semestre de 2015 surpreendeu pela quantidade de
interessados em fazer parte da Agência, especialmente alunos do 1º período,
como Hugo Leonel e Caroline Pessôa. Na visão da coordenadora da Agência –
Jornalismo, a participação dos calouros é um desafio positivo tanto para os
alunos quanto para os professores orientadores. “Os alunos do primeiro semestre
ainda não conhecem, de fato, o que é jornalismo, o que torna ainda mais gratificante
este contato prático com a futura profissão. Além, é claro, de aproveitar o
aprendizado para sair à frente.”.
Na habilitação em Jornalismo, a Agência atua em duas
frentes: jornalismo e assessoria de imprensa. Dentro do Jornalismo, os alunos
produzem o programa televisivo “Dialogados” e o programa de rádio “Estação UEMG”,
que vão ao ar, respectivamente, toda sexta e terça-feira pelos canais de
comunicação da Agência (blog, Youtube e redes sociais). Além dos programas
eletrônicos, há também a produção impressa a partir do jornal mural.
Nova turma de Publicidade e Propaganda da Agência conversa com Prof. Lausamar |
De acordo com o coordenador da Agência em Publicidade e
Propaganda, Prof. Alaor Ignácio, a Inova aborda não somente os aspectos
didáticos e pedagógicos, mas também o institucional, com a produção de peças
publicitárias para as campanhas internas e externas do Campus de Frutal. “Ainda
que de maneira um tanto incipiente, os membros da Agência têm um primeiro
contato com aquilo que os espera no mercado formal da publicidade. É claro que
com menos “crueldade” com relação aos prazos de entrega, riscos de negócio e
exigência corporativa. Tenho certeza que aqueles que conseguirem manter a
humildade conseguirão aprender muito.”, comenta Alaor. Quanto às expectativas
para este semestre, o professor diz estar certo de que todo trabalho produzido
pela Agência será bem feito.
Unidos aos coordenadores, a nova equipe da Inova 2015
carrega determinação e novas ideias para o primeiro semestre deste ano, que
teve início na última quarta feira (11). Conheça a turma.
Jornalismo:
Aline Fornel, 5º período. |
“Vim para o Jornalismo de última hora porque me
identifiquei com a grade, pois curto edição de vídeos, fotos e também pelo blog
“O Look da Loka””.
Caroline Pêssoa, 1º período. |
“Eu acredito que o
jornalismo move o mundo. Então eu, como uma futura jornalista, quero fazer
parte dessa banca.”
Davi Kaell, 5º período. |
“Escolhi o
jornalismo porque adoro a linha editorial e me apaixonei ainda mais quando li
“Hiroshima”, de John Hersey”.
Guilherme Lacerda, 7º período. |
Luíse de Queiroz, 3º período."Quero novas experiências profissionais”. |
Mary Anne, 7º período. |
Murilo Heitor, 3º período. |
“Quero novas
experiências em outras áreas do jornalismo, e claro, para aprimorar o Blog do
Mú”.
Publicidade e Propaganda:
Dayane Bifon, 7º período. |
“Minhas expectativas são adquirir novas experiências,
executar um pouco do que aprendi na universidade e aprender ainda mais”.
Hugo Leonel, 1º período. |
“Espero crescer cada vez mais dentro da UEMG e do curso,
começando com o pé direito com essa grande oportunidade cedida pela agencia
Inova”.
Murilo Carvalho, 5º período. |
“Acredito que o trabalho na Agência vai acrescentar muito
nos meus conhecimentos. Pretendo seguir a área de criação e audiovisual”.
Rodrigo Zocarato, 7º período. |
Thainá Alizon Balbo, 3º período. |
“Minha expectativa é de aproveitar tudo que a agência tem a
oferecer, sendo com os professores que vão nos auxiliar no dia a dia da agência
ou com a experiência dos outros alunos”.
Por Guilherme Lacerda, Agência Inova
Comentários
Postar um comentário