Professor da UEMG apresenta trabalho em encontro nacional de Jornalismo



Neste ano, no “12° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo” da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) contaremos com um trabalho do professor Rodrigo Portari da UEMG Frutal.

Com o título: “A tríade temática no jornalismo popular: um estudo de caso entre Brasil e Portugal”, o professor Portari conseguiu ter seu trabalho escolhido junto a outros 119 títulos que contemplam ao todo, cerca de 180 autores.

A Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) foi criada em 2003, que tem como objetivo arregimentar estudiosos no campo do jornalismo. Em seu primeiro congresso contava com 94 sócios fundadores, que aprovaram o seu Estatuto e apresentaram 60 trabalhos. 

O décimo segundo encontro tem quase o dobro de trabalhos em relação à primeira edição. Isso demonstra o crescimento da associação ao longo dos anos. Hoje a SBPJor conta com Congresso Internacional bi-anual em cooperação com o grupo de estudo em jornalismo da International Comunication, possui ainda uma revista científica internacional (Brazilian Jornalism Research) e um jornal mensal para sócios e assinantes (SBPJor Notícias).

O trabalho de Portari é fruto de sua tese de Doutorado e investiga a morte, o erotismo e o esporte nas capas de dois jornais, o “Super Notícias”, de Belo Horizonte e o jornal português “Jornal de Notícias”. Segundo o professor, a apresentação é importante pois o artigo passou por um conselho científico e portanto tem uma validação. Além disso, é uma oportunidade de divulgar a UEMG de Frutal em todo Brasil. “No SBPJor não só acadêmicos mas também profissionais ligados a área de comunicação que apresentam seus trabalhos” disse Portari.

O evento ocorre entre os dias 6, 7 e 8 de novembro.

Douglas Carlos Gonçalves, Agência Inova



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto