Programa de Pós-Graduação strictu sensu é inaugurado na Cidade das Águas


As atividades do Programa de Pós-Gradução strictu sensu (Mestrado em Sustentabilidade Sócio-Econômica Ambiental) iniciaram-se nesta sexta-feira, 22.  O Programa é resultado de uma ação conjunta, promovido pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e ofertado pela Fundação UNESCO – HidroEX. A UAITEC (Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais), um dos elementos da cidade das águas, é a responsável pelo equipamento das salas, que conta com dispositivos tecnológicos de ponta, oferecendo o maior conforto possível aos novos mestrandos.

Mais de cem candidatos concorreram às vagas oferecidas pelo programa e apenas vinte e cinco foram selecionados. O curso terá duração de dezoito meses e as aulas serão ministradas todas as sextas-feiras das 14h às 22h e aos sábados das 8h às 12h.
A aula inaugural foi ministrada pelo professor pós-doutor Alberto Fonseca, especialista na área de política-gerencial. O programa está inserido em um ambiente interdisciplinar com um grupo heterogêneo de alunos de várias áreas e localidades distintas.
 Fonseca tem um vasto currículo não só na área acadêmica. Antes da carreira docente foi analista, coordenador e auditor. Começou sua carreira acadêmica na University of Waterloo, no Canadá, depois ingressou ao corpo discente da UFOP, onde leciona atualmente.
Sheila Paiva, diretora de capacitação da HidroEx, ressalta ainda a importância do condomínio temático, no qual também está inserido este programa de Mestrado.
“Trata-se de um espaço tanto presencial como virtual, do qual fazem parte mais de 22 instituições que trabalham com água ou colaboram com conhecimento sobre a mesma”, afirma Paiva.
 A abrangência do projeto em questão envolve não só o Brasil, mas também a América Latina e alguns países da África. Dentre as instituições que compõe o condomínio temático de estudo das águas estão a UEMG, Unimontes, Puc Minas e diversas universidades federais, além de três universidades Argentinas, uma Uruguaia, uma Colombiana, duas em Cabo verde, uma em Angola e uma em São Tomé e Príncipe.

 Sheila diz que mais universidades tem interesse em sediar programas de mestrado pela fundação envolvendo outros temas e que no futuro também há a possibilidade de um curso de Doutorado. 

Douglas Carlos Gonçalves
Marianna Okrongli
Agência Inova


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Calouros participam de trote ecológico

Participe!