Alunos de Comunicação Social participam do Projeto Rondon


         Os estudantes Rafael Del Giudice (Jornalismo) e Gabriel Gonzalez (Publicidade) participaram durante quinze dias do mês de julho do Projeto Rondon, na cidade de São Francisco, que fica localizada no norte de Minas. O projeto é realizado pelo Ministério da Defesa em parceria com as Forças Armadas, e visa a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.
Unidos aos alunos dos Campus de João Monlevade e de Belo Horizonte, os estudantes de Frutal participaram na “Operação Catopê”, que contemplou treze cidades do norte de minas. Divididos em equipes, os alunos trabalharam no projeto elaborado pela professora Karina Trancoso, baseado no meio ambiente, comunicação e gestão. Alunos de diversas áreas reuniram-se pelo objetivo do projeto: “uma lição de vida e cidadania”. Cada cidade era visitada por duas universidades; a Universidade de Taubaté-UNITAU foi a parceira da UEMG nessa operação.
Rafael Del Giudice, que está no oitavo período de Jornalismo, decidiu se inscrever  por causa do relato de amigos de outras universidades que já haviam participado do projeto e também pelo fato das experiências extensionistas na Universidade ainda serem poucas. Segundo o estudante, o projeto oferece a oportunidade para o universitário conhecer uma realidade totalmente diferente, tirar uma lição de vida e auxiliar essas pessoas que estão em alguma comunidade mais carente. “Estar em contato com o projeto me fez perceber a função social do jornalismo, de ir atrás de estórias de pessoas que podem não ter estudo, mas têm talento”.
 Já o aluno do sexto período de Publicidade, Gabriel Gonzalez, destacou que poder passar seu conhecimento para que essas mesmas pessoas beneficiadas façam o mesmo é tocante. “Foi uma experiência de vida incrível. A cidade é bastante precária e mesmo assim nós conhecemos pessoas extremamente inteligentes, dispostas a fazer e principalmente a querer mudar”, relata o universitário.
 Os alunos, que foram representando a Comunicação Social, ministraram duas palestras pra toda comunidade de São Francisco com os temas “Comunicação entre os órgãos públicos e a sociedade” e a “A importância da comunicação para o empresariado e o 3° setor”.
Agora, eles estão responsáveis por elaborar um guia turístico e um documentário sobre a cidade retratando a história e cultura da que é muito rica na questão folclórica.  “Eles tem comunidade quilombolas, tem folia de reis, e nossa intenção com o documentário é poder resgatar tudo isso”, afirma Rafael.
O Projeto Rondon acontece nos meses de janeiro e julho e é um dos mais importantes de todo o país. O próximo estado é Pernambuco e a UEMG já foi selecionada.                                    

Thaiz Beltrão, Agência Inova                                


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto