Alunos da UEMG criam software para a APAE
Os alunos do 5º período do curso Sistemas de Informação da UEMG, Campus de Frutal criaram um software para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município. O programa tem como função cadastrar e calcular o valor de todos os bens patrimoniais da instituição.
O programa desenvolvido pelos alunos Pedro Henrique Martins dos Santos, Lucas Capato Marques e Vitor Túlio de Souza Ramos e supervisionados pelo professor Geraldo Nunes Corrêa, faz parte de um projeto voluntário e de extensão realizado na universidade.
A ideia surgiu no 2º período, quando os alunos procuraram o professor em busca de aprofundarem-se no seguimento de softwares, criando problemas fictícios e desenvolvendo programas para solucioná-los. Logo começaram a visitar empresas questionando as necessidades destas para a partir disso lidar com situações reais a serem resolvidas.
No caso da APAE, os responsáveis pela instituição falaram sobre suas necessidades, mas que a prioridade deles era ter controle de seu patrimônio.
“A sensação de ter um programa completo expressa que somos capazes de fazer algo acontecer e que as coisas não são tão difíceis, mas conseguimos entender que isso leva tempo, mas foi muito satisfatório chegar a essa conclusão. Nos tornamos mais capazes, pois começamos sem saber nada, tivemos que pesquisar muito e entender como funcionava as coisas, agora mesmo com esse tempo gasto, foi compensado por ter concluído algo que poderá ajudar um próximo e principalmente a APAE”, conclui o universitário Lucas Marques sobre o projeto.
Heloisa Silva, Agência INOVA.
Gostaria de conhecer melhor este software. Com a questão da inclusão talvez seja interessante termos este software. Se for possível meu e-mal é:
ResponderExcluirevertonlb@gmail.com.br