23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais
Uma antiga tradição catalã ligada aos livros celebrada no dia 23 de abril influenciou a escolha da UNESCO que desde 1995 comemora o Dia Mundial do Livro. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.
A UNESCO também quis prestar um tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Miguel de Cervantes, Shakespeare, e Vladimir Nabokov, autores dos célebres Dom Quixote, Romeu e Julieta e Lolita, respectivamente. Livros que certamente já percorreram as nossas vidas.Prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da humanidade.
A data comemorativa é celebrada em mais de 100 países. Todos os anos o Comitê da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro, neste ano Port Harcourt, na Nigéria, foi à escolhida. Ano passado a sede foi Bangkok, na Tailândia.
A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da humanidade.
E você, se lembra da sua primeira leitura?
Thaiz Beltrão
AGÊNCIA INOVA
Comentários
Postar um comentário