Comunicação e cultura é tema de palestra no Simpósio de Comunicação



















O primeiro dia do I Simpósio de Comunicação Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Frutal, contou com a presença do professor e pesquisador João Adolfo Hansen, que falou sobre comunicação e cultura. Hansen concluiu doutorado em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo em 1988 e atualmente é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP).

Hansen abordou diversos temas em sua palestra, como as novas mídias e as novas tecnologias que estão ligadas à comunicação e também à cultura. Segundo o palestrante, a sociedade está vivendo um período com excesso de comunicação, obrigando todos a ficar em atividade, em movimento. Ao mesmo tempo em que existe esse excesso, existe a dupla solidão, ou seja, as novas tecnologias anulam o contato pessoal que passa a ser apenas virtual.

“Hoje, a cultura é o tempo que a gente vai ao cinema no fim de semana, ou no culto, na igreja. É normal a sociedade que faz isso, em toda parte está acontecendo esse modelo dominante. Acredito que essa sociedade, culturalmente, está reduzida ao Shopping Center. Ou seja, toda a cultura, filosofia, arte e literatura se reduziu a isso”, explica o palestrante.

Lausamar Humberto, professor e coordenador do curso de Comunicação Social, fala da importância que a vinda do professor Hansen teve na abertura do Simpósio. “Sendo um estudioso muito experiente, trouxe argumentos sólidos sobre as suas ideias e sobre o tema Comunicação e Cultura. Fez uma apresentação com profundidade, mas colocando suas posições com tanta clareza que permitiu a todos compreenderem exatamente o que ele pensava sobre cada assunto. A vinda deste tipo de acadêmico, um pesquisador atuante e um escritor premiado, permite aos nossos alunos o contato com um rigor de pensamento que é muito importante para que compreendam que o acúmulo de conhecimento e o estudo sistemático faz com que a exposição de ideias e pensamentos se torne muito mais fácil.”

Rafael Del Giudice, aluno do 6º período de Jornalismo, achou a palestra muito interessante e disse que os temas abordados também estão presentes nas aulas dos professores do curso de Comunicação da UEMG. “Ele falou de muita coisa, foi muito interessante, pois confirmou tudo o que os professores passam pra gente na sala de aula, que é o sistema empresarial. Temos que pensar em jornalismo empreendedor que vemos em algumas matérias.”

Nesta quinta, 10 de outubro, a programação do Simpósio continua no período vespertino, quando serão ministrados diversos minicursos, e à noite, com duas palestras. Às 19h, a palestra será com Guilherme Leite, da Agência Verso e Prosa, que falará sobre o tema “A publicidade nas cidades de médio porte”. Às 21h, Lúcia Granja,  professora da Unesp de São José do Rio Preto, fará palestra sobre Charge e Jornalismo.


Ana Carolina Datore
Agência INOVA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto