Novo Conselho Gestor do Unesco-Hidroex visita a Cidade das Águas
O novo Conselho Gestor do Unesco-Hidroex, que tomou posse na última segunda-feira, dia 17, em Belo Horizonte, visitou na terça, dia 18, as instalações da Cidade das Águas. A cerimônia na capital mineira contou com a presença do governador Antônio Anastasia. Os membros do Conselho vieram a Frutal acompanhados do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, e foram recepcionados por toda a equipe do Hidroex, incluindo o presidente Octávio Elísio Alves de Brito e o vice-presidente Alexandre Saad. Na ocasião, a UEMG foi representada pelo diretor do Campus de Frutal, Ronaldo Wilson Santos.
O Conselho Gestor do Unesco-Hidroex é composto por membros do Brasil e das diferentes entidades da Unesco pelo mundo. O principal papel dos conselheiros será o de preservar a missão institucional da entidade em todas as suas deliberações, bem como aprovar planos e programas de trabalho, propostas orçamentárias, relatórios mensais e anuais, e a prestação de contas. Criada em 2009, a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada à Água (Unesco-Hidroex) tem o objetivo de educar, pesquisar e viabilizar soluções para a gestão sustentável da água nos países da América Latina e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Empossada como presidenta do Conselho Gestor, a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Blanca Jiménez Cisneros, falou sobre a importância da missão do Hidroex. “A água é fundamental para a vida, para a economia e para o bem-estar social e ambiental, mas também é motivo de preocupação. Estima-se que 80% da população sofre com algum problema relacionado à água, seja por carência, por contaminação ou por inundação. O Hidroex tem a missão de contribuir para a solução de muitos dos problemas relacionados à água, por meio da educação, da capacitação e da investigação aplicada. No futuro, o Hidroex poderá vir a ser um centro de referência internacional, em particular, para a América Latina, Caribe e para a África. O sonho de melhorar a questão da água é de todos nós”, destacou Blanca.
Narcio Rodrigues também falou sobre o papel a ser desenvolvido pelo Hidroex. “O ano de 2013 foi escolhido pelas Nações Unidas como o ano de cooperação em águas. O Hidroex será uma ferramenta utilizada pela Unesco e terá um papel fundamental de articulação com outros países da América Latina e da comunidade de países de língua portuguesa. Estamos sendo escolhidos pela Unesco para cumprir um papel estratégico”, disse o secretário.
Unesco-Hidroex
Um dos conselheiros que conhece o projeto do Hidroex desde a sua concepção relatou sua alegria em estar em Frutal novamente. Alexandre Navarro Garcia, secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, era chefe de gabinete do Ministério de Ciência e Tecnologia no governo Lula e colaborou com o então deputado Narcio Rodrigues na viabilização de recursos para a instalação do Hidroex.
“É gratificante acompanhar e participar de um processo que vai mudar a realidade de toda a região de Frutal, que vai possibilitar o desenvolvimento humano cada vez mais preocupado com a pesquisa, estudo e qualificação para a defesa e consumo de água”, disse.
O Unesco-Hidroex foi criado em 4 de novembro de 2009. Seus programas incluem treinamentos para profissionais de nível técnico e superior na gestão e no uso de água, bem como o desenvolvimento de pesquisas para soluções e tecnologias a serem aplicadas aos recursos hidrológicos.
O centro foi proposto pela Unesco e implantado pelo Governo de Minas em parceria com o governo federal. O Unesco-Hidroex recebeu o reconhecimento do Conselho Mundial da Água como uma proposta inovadora e criativa. A criação do centro foi o primeiro passo para a implantação da Cidade das Águas, que está sendo construída em Frutal, no Triângulo Mineiro.
A Cidade das Águas é um centro de estudos para conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e nações africanas de língua portuguesa. Além do Hidroex, o local abriga o Campus de Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O complexo será formado por um condomínio de 16 universidades e organismos oficiais dos governos estadual e federal. A Cidade das Águas é um dos 20 centros de categoria II reconhecidos pela Unesco. Ocupa uma área de 374.400 metros quadrados. O investimento total para implantação da Cidade das Águas será de R$ 130 milhões.
Comentários
Postar um comentário