Autoridades anunciam obras na Cidade das Águas
Aconteceu no dia 26 de outubro, no anfiteatro da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus de Frutal, o lançamento e concretização das obras para a construção da Vila Olímpica, das Obras de Espaço de Ecocidadania, do Programa de Educação para as Águas e a exposição da maquete física, que mostrou ao público como as futuras instalações foram planejadas.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi dado início ao evento, que seguiu com o pronunciamento de Alexandre Saad, vice presidente do Unesco – HidroEX. Contando, ainda, com a presença do secretario de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; a atual prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges; o prefeito eleito de Frutal, Mauri José Alves; o presidente do HidroEX, Octávio Elísio; o diretor executivo do Grupo Yser, Firmino Rocha; o diretor do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais, Sebastião Donizete; o vereador Ediwalder Fernandes e o diretor da UEMG – Campus de Frutal, Ronaldo Wilson Santos, as obras e projetos foram explicados ao público.
Outros projetos
Além do anúncio das obras e planos de construção, aconteceram as entregas simbólicas do Livro de Diretrizes Básicas de Estruturação Urbana para Frutal e também da Cartilha que será usada no projeto Educação das Águas, feita pela diretora da escola Prof. Bandeira, Regina Maura.
Segundo o presidente do HidroEX, Octávio Elísio, a primeira fase é começar desde a base, com as crianças na escola, por isso existem muitos projetos que envolvem as pessoas desde cedo. Depois, é preciso conscientizar os pais, os vizinhos, e fazer com que a sociedade tenha uma educação diferente em relação à água e aos recursos naturais. “O HidroEX é o segundo centro de categoria da Unesco. O fato de terem escolhido Frutal para ser a Cidade das Águas não poderia ser contestado, já que nos encontramos sobre o Aquífero Guarani e à beira do Rio Grande. Os conflitos de uso da água devem ser geridos aqui, Frutal é a cidade certa.” completou Octávio.
Além de educação ambiental e em parceria com a Fundação Cousteau, os idealizadores de todas essas obras dizem se preocupar com a cultura na cidade. Segundo Alexandre Saad, a atuação cultural é uma orientação da Unesco, e por isso o Centro de Eventos Culturais Yara Lins, situado em Frutal, passará por reformas, com previsão de entrega para março de 2013.
O deputado federal Nárcio Rodrigues esteve no evento e comentou sobre as obras e projetos. “É preciso que o HidroEX se junte ao pequeno produtor, para que isto seja um pontapé inicial de um projeto transformador. É possível dizer, depois de todos esses avanços, que o HidroEX é cada vez menos Frutal e cada vez mais do mundo”, disse o deputado.
Quais são as obras e os projetos anunciados?
Projeto Educação para as Águas: direcionado ao ensino básico, o projeto tem como objetivo a conscientização das crianças sobre o uso inteligente da água e dos recursos humanos.
Obras do Espaço de Ecocidadania: na Cerimônia de Implantação, foram lançadas tais obras, que farão parte da Vila Olímpica. As obras, que incluem a reforma do teatro, além da construção de um restaurante, biblioteca, alojamentos e 4 novos blocos da Universidade do Estado de Minas Gerais, darão vida à todo esse espaço de convivência entre alunos da UEMG, população e HidroEX.
Vila Olímpica: Construção de ginásios, quadras esportivas e piscinas junto ao HidroEX e à UEMG.
Maquete física: Exposta ao público na entrada do anfiteatro, a maquete deixa visível as construções que deverão ser feitas nos anos seguintes, contendo a Vila Olimpíca, as obras do Espaço de Ecocidadania, a UEMG e o Unesco – HidroEX.
Texto por Even Vendramini (4º período de Comunicação Social)
Matéria para rádio por Débora Garcia e Laís Silva (6° período de Jornalismo)
Fotos por Eduardo Uliana (Assessoria de Comunicação), Natália Coquemala, Isabella Alves, Fábio Vasconcellos (6° período de Publicidade) e Gabriel Gonzalez (2° período de Comunicação Social).
Comentários
Postar um comentário