Besouteria anima carnaval do Caps de Frutal
A Bateria do Campus de Frutal da UEMG (conhecida como Besouteria) participou no dia 15 de fevereiro do carnaval promovido pelo Centro de Assistência Psicossocial (Caps) no Calçadão de Frutal. O evento, realizado durante a parte da manhã, faz parte dos programas de socialização dos pacientes atendidos pelo Caps na cidade, e contou com a animação da bateria formada por alunos da Universidade, fantasias e decoração carnavalesca.
Segundo o médico psiquiatra Celso Peito Filho, responsável pelos atendimentos no Caps, o carnaval é um dos poucos momentos que toda a sociedade ocupa um espaço público, o que é uma oportunidade para os pacientes do Caps em viver esse momento. “Eles se mostraram felizes, principalmente pelo fato de estarem convivendo com as pessoas da cidade. Muitos deles tem histórico de várias internações psiquiátricas e, quando vão até a um evento como esse, sentem-se cidadãos, uma pessoa integrada à sociedade”, avalia o médico.
Atualmente o Caps atende a cerca de 220 pessoas por mês. Deste total, aproximadamente 40 pessoas frequentam diariamente o Centro de Assistência por não ter condições de ficar sozinha em suas casas. “Promover a inclusão social, tirá-los da situação de abandono, congregando toda comunidade com eles, mostramos que existe uma outra possibilidade de vida, e a sociedade passa a respeitar todos nas diferenças”, reforça.
Para a psicóloga e coordenadora do Centro Psicossocial, Arlete Borges Morais, o carnaval promovido no Calçadão é uma forma de mostrar que todos podem conviver na sociedade sem problemas, o que é interessante para os pacientes em tratamento. “Sentimos um aumento na autoestima de todos eles já nos dias que antecedem eventos como este, na preparação de fantasias, de decoração. Isso nos deixa muito satisfeitos, principalmente por promover essa integração com a comunidade”. Além do carnaval, os pacientes do Caps participam de outras atividades ao longo do ano, além de visitas a clubes e eventos.
Este foi o segundo ano em que a Besouteria marcou presença no carnaval do Caps, reforçando a importância de projetos de extensão que levem o Campus de Frutal e alunos para próximo da comunidade frutalense. O projeto é coordenado pelo professor Ms. Edwaldo Costa, do curso de Comunicação Social, e tem como integrantes alunos de todos os cursos oferecidos na cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação UEMG - Campus de Frutal
Comentários
Postar um comentário