Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue























Em 2010, as notificações de dengue aumentaram mais de 300% em Minas Gerais, registrando 83.193 casos. Este ano, graças aos esforços do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançado em outubro de 2010 pelo Governador Antônio Anastasia, os dados já apontam uma redução de aproximadamente 85% no número de casos notificados em todo o Estado.

Como forma de impedir que este patamar alcançado se reverta novamente e reduzir ainda mais o número de casos, o Estado reforçou as ações de prevenção e combate à doença. A Força Tarefa foi criada para desenvolver atividades de eliminação dos focos do mosquito e mobilização social nos municípios com elevado índice de infestação e de notificação de casos.

Atuando nas áreas da Assistência, Comunicação e Epidemiologia, a Força Tarefa tem como arma as ações de mobilização social. Os profissionais que atuam na força tarefa têm por objetivo combater os focos que podem servir de criadouro para a dengue e conscientizar a população sobre o problema. Eles atuam como um reforço às ações que já devem existir nos municípios.
Pesquisas indicam que 90% dos focos da dengue estão dentro das casas e que as pessoas sabem o que deve ser feito para combater o mosquito, mas não agem, daí a importância de um trabalho de mobilização. 

A Força Tarefa é formada por soldados do Exército, da Aeronáutica e agentes de saúde. Essas pessoas realizam uma varredura nas áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis focos do mosquito. Além disso, a Força Tarefa conta com ônibus para dar suporte às equipes de trabalho; carros fumacê; bombas costais; caminhões Dengue Móvel e os Dengômetros.

As grandes inovações apresentadas pela Força Tarefa são o Dengue móvel e o Dengômetro. O Dengômetro é um espaço de convivência e acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Nos Dengômetros, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.

O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus são trocados por cadernos, borrachas e lápis a fim de estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e se tornar possíveis criadouros do mosquito.

O material recolhido pelo Dengue Móvel tem destino certo. Em Sabará, por exemplo, ele foi levado para a Cooperativa de reciclagem dos aposentados de Minas Gerais (Uniapomg). Na cooperativa as garrafas pet são convertidas em vassouras recicláveis.

Além do Dengue Móvel e do Dengômetro, a SES-MG conta também com ferramentas lúdicas na guerra contra a dengue, como o Dengueville na Rede Social Facebook. O Dengueville é um aplicativo para redes sociais, em plataforma de jogo virtual, que ensina como combater o mosquito da dengue e a evitar a doença de uma forma divertida. Por meio do aplicativo, os usuários aprendem a importância do trabalho colaborativo para resolução dos problemas em suas comunidades. 

Todas as ações na Força Tarefa ( Dengue Móvel, Dengômetro, Equipe de Mobilização) funcionam em conjunto. O Dengue Móvel sozinho não pode ser encaminhado para uma cidade, ele precisa atuar em conjunto com as outras ações que compõem a força tarefa.


Força Tarefa em Frutal

Em Frutal, a Força Tarefa e a Equipe de Mobilização estarão em ação entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro.

No dia 04 (sexta-feira), haverá Blitz Educativa na Praça Doutor Alcides de Paula Gomes à tarde e panfletagem na Feira dos Produtores;

No dia 05 (sábado), o Dengômetro e o Dengue Móvel estarão na Praça Rui Barbosa no horário de 09h às 13h.

Dia 06 (domingo), o Dengue Móvel percorrerá: Av. Brasília, ao lado do Batalhão do Corpo de Bombeiros – Bairro Jardim das Laranjeiras (08h às 11h); Praça Afrânio de Paula e Silva – Bairro Alto Boa Vista (13h às 17h).

Dia 07, das 08h às 11h, o Dengue Móvel estará na Rua Castro Alves, em frente à Escola Estadual Lauriston de Souza - Bairro Estudantil. E das 13h às 17h, na Rua Antônio Marcelino de Mendonça, ao lado da Escola Estadual Geralda de Carvalho -
Bairro Ipê Amarelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto