Alunas do curso de Jornalismo produzem documentário sobre inclusão social

















Foi lançado nesta terça-feira, dia 29, no Anfiteatro da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, o documentário “Igualmente Diferente”, produzido pelas alunas Lenise Conceição Alves Ferreira e Isabela das Chagas Cataldo, do 8º período de Jornalismo, e Gabriela Nogueira e Natália Bueno, do 6º período de Jornalismo do curso de Comunicação Social da UEMG.

O documentário mostra a inclusão de alunos da APAE – Frutal (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no mercado de trabalho local. O tema surgiu de uma conversa informal entre a aluna Lenise Ferreira e a psicóloga da APAE, Renata Fernanda Fernandes Gomes. Entre a idéia e a execução do vídeo foram seis meses de trabalho. Entre as filmagens, estão entrevistas com pais de alunos da instituição, empresários que são parceiros da APAE e com a prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges.

As estudantes tiveram o apoio do professor do curso de Comunicação Social, Edwaldo Costa, que orientou o projeto. “A importância do documentário é mostrar para o empresário frutalense que já existem pessoas com deficiência trabalhando. E o objetivo maior é incentivar a contratação dessas pessoas”, relata Edwaldo.

Para Lenise Ferreira, o grande incentivo para a execução do documentário foi a admiração pela história e a visão de que isso poderia se tornar um bom tema. “Grandes histórias podem gerar significativos trabalhos, se trata de um crescimento e amadurecimento intenso tanto na vida profissional como na pessoal.”, explica Lenise.

O diferencial do formato de documentário foi o que atraiu as alunas para o projeto que foi feito à parte das atividades acadêmicas.  “Acredito que enriquece e valoriza a comunidade, a imagem possui um forte impacto da vida das pessoas, a maioria delas gasta seu maior tempo em frente de uma televisão. O documentário possui este poder, mais do que apenas mostrar uma ideia, passa aquilo com muita credibilidade por meio do som e da imagem. Não se trata apenas de palavras, mas de conteúdo, em que todos em breve irão ter acesso pela internet e por outros meios.”, conclui Lenise.

Participaram do lançamento, colaboradores da APAE - Frutal (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pais e familiares de alunos da APAE, alunos da instituição, a vereadora e assistente social, Maiza Signorelli Nunes, a coordenadora do curso de Direito da UEMG, Cristina Veloso e a coordenadora do curso de Comunicação Social, Ana Carolina de Araújo Silva, que representou o diretor da UEMG – Campus de Frutal, Ronaldo Wilson.


Comentários

  1. Parabéns Lenise, Isabela e Guga!!! O empenho, a dedicação e a sensibilidade de vcs foram fundamentais para a realização deste documentário tão especial. Fiquei muito emocionada no evento de lançamento e gostaria, mais uma vez, de dizer que vcs desenvolveram uma super(ação). Escolhi brincar com esta palavra porque como psicóloga da Apae é exatamente isto que vivencio com os integrantes da instituição, superação de dificuldades, barreiras, preconceitos, adversidades... Enfim, com certeza essa foi uma super(ação) para as pessoas com deficiência intelectual.
    Renata F. F. Gomes - Psicóloga da Apae de Frutal

    ResponderExcluir
  2. O documentário realizado por vocês foi de extrema emoção. Mostrar a realidade e a capacidade de superação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla serve como estímulo, incentivo e exemplo para toda a sociedade. Estou muito agradecida pelo trabalho que todos vocês desempenharam com tanto carinho! Que essa semente plantada por vocês gere muitos frutos! Desejo a todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de conquistas e sucesso!
    Vilma Paula Machado – Diretora da Apae de Frutal.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos que incentivaram este trabalho maravilhoso em especial a minhas amigas e elunas do CCAA: Lenise, Isabela e a Psicóloga Renata Fernandes.

    Parabéns!
    Liliane Rezende
    Diretora CCAA Frutal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Calouros participam de trote ecológico

Participe!