Professor e aluna do Sistema de Informação tem projeto aprovado em evento nacional
Pesquisa desenvolvida no Campus de Frutal que visa utilizar Realidade Aumentada no ensino de matemática para crianças no ensino fundamental foi aprovada para apresentação no evento nacional Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA) em novembro na cidade de Uberaba.
Desenvolvido pela aluna Altamira Souza Queiroz, sob orientação do professor e vice coordenador do curso, Sérgio Carlos Portari Júnior, o projeto faz parte da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que será desenvolvido pela aluna e tem como diferencial o fato de ser um dos primeiros projetos para desenvolvimento de software utilizando Realidade Aumentada no ensino de crianças.
“Pelas pesquisas que desenvolvemos, já está comprovado que há um aumento no índice de aprendizado das crianças ao manipular objetos nessa fase de aprendizado. Na prática, os alunos poderão manipular vários marcadores reais vendo a projeção de objetos virtuais através da realidade aumentada seja no computador, telão, televisão, enfim, em qualquer suporte digital que possa ser conectado a uma webcam. É um projeto inédito, já que não há programas de computadores específicos para aprendizagem de crianças nesse estágio da formação”, explica Sérgio Portari Júnior.
Este é o primeiro projeto desenvolvido pela aluna Altamira e o primeiro orientado pelo professor Sérgio Portari Junior. A apresentação do projeto acontecerá durante o evento, marcado entre os dias 7 e 9 de novembro no Instituto Federal Tecnológico do Triângulo Mineiro (IFTM) em Uberaba.
Sobre o WRVA
O WRVA (WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA) é um evento promovido anualmente, com o objetivo de promover o encontro entre pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, envolvidos com a pesquisa e interessados nos avanços e nas aplicações da Realidade Virtual e de Realidade Aumentada. O evento é promovido pela Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (CE-RV/SBC). O evento, atualmente em sua 8a. edição, permitirá a difusão de informações e tecnologias por meio de minicursos, palestras e apresentação de pesquisas em desenvolvimento nas áreas de RV e RA.
Possibilitará ainda, a troca de experiências com o intuito de melhorar as condições de surgimento de novos grupos de pesquisa interinstitucionais, motivar o ingresso na área e mostrar aos participantes os avanços da área no Brasil e no mundo.
As atividades planejadas para esta edição do WRVA incluem: palestras sobre temas relacionados com pesquisas em RV e RA, minicursos, sessões técnicas para apresentação de artigos selecionados e mostra de pôsteres e projetos.
Fonte: www.uemgfrutal.org.br
Comentários
Postar um comentário