Inaugurada a Cidade das Águas em Frutal




















A inauguração da Cidade das Águas em Frutal foi marcada pela presença de autoridades nacionais e internacionais ligadas ao projeto.  No anfiteatro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Campus de Frutal o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguraram também o principal braço de atuação do complexo, o Instituto Estadual HidroEx.

O evento, realizado dia 28 de setembro, começou com o Coral da UEMG, projeto de extensão idealizado por alunos do Campus de Frutal, que cantou o hino nacional. Durante a cerimônia o ex-deputado e atual secretário de Estado, Nárcio Rodrigues, responsável pela lei que criou o Instituto Estadual HidroEx, nomeou a atriz Cléo Pires como a 1ª Embaixadora das Águas.

Prestigiaram o evento o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, e outros representantes de universidades públicas e privadas, que são parceiras no projeto. Participaram ainda autoridades no assunto, como o presidente do UNESCO HidroEX, professor Otávio Elísio Alves de Brito; o presidente do Conselho Mundial das Águas, Loic Fauchon; o diretor da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz; e a presidente da Fundação Cousteau, madame Francine Cousteau.

A Cidade das Águas já recebeu uma verba de R$ 50 milhões por parte do governo de Minas Gerais e receberá ainda R$ 80 milhões de investimento. O projeto que conta com o apoio da UNESCO, será responsável pelos estudos voltados para as águas em toda América Latina e países de língua portuguesa na África. Pretende-se ainda que a Fundação Estadual HidroEx ofereça educação gratuita voltada para o meio ambiente. “O HidroEx chega para fazer o cidadão cuidar de sua água mais próxima”, afirmou o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.

Parte deste complexo já está pronta, mas ainda há restaurantes, alojamentos, salas e locais para prática de esporte que constam no projeto para serem construídos. Houve forte policiamento antes e durante a cerimônia em todos os locais que davam acesso ao complexo. Após os discursos os pronunciamentos das principais autoridades presentes no Anfiteatro, ocorreu a inauguração simbólica do prédio do HidroEx e uma rápida coletiva de imprensa. O coquetel para todos os convidados, com o acompanhamento de uma banda encerrou o evento que contou com a presença de convidados e imprensa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto