Bateria da UEMG participa do desfile de 7 de Setembro
A Bateria da UEMG, conhecida como Besouteria, participou do desfile em comemoração aos 189 anos da Proclamação da Independência do Brasil, realizado quarta-feira, dia 7, em Frutal. O desfile reuniu entidades de classe e assistenciais, clubes de serviço, polícias militar, civil e rodoviária, corpo de bombeiros, escolas municipais e estaduais, além da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais).
Comandada por Edwaldo Costa, professor do curso de Comunicação Social da UEMG, a Besouteria percorreu as principais ruas do centro de Frutal, contagiando a população que prestigiava o desfile. A bateria é um projeto de extensão iniciado em 2011 e leva o nome de Besouteria em alusão à grande quantidade de besouros que surgem no Campus durante alguns meses do ano.
Formada por 27 alunos, professores e membros da comunidade, a bateria já tem no currículo apresentações em eventos culturais e semanas acadêmicas da UEMG. O objetivo do projeto é promover entretenimento, cultura e lazer aos universitários e à comunidade frutalense. Os seus integrantes proporcionam também oficinas musicais e de confecção de fantasias para crianças e jovens de Frutal.
O desfile da UEMG levava à frente da Bateria uma faixa com a frase “A UEMG no ritmo da Independência”. O repertório inclui hinos de torcidas e ritmos conhecidos como o samba e o Olodum.
Para Ronaldo Wilson Santos, diretor da UEMG, o desfile foi mais numa chance da população de Frutal conhecer algumas das atividades desenvolvidas pela universidade. “Uma das missões da universidade pública é proporcionar a melhoria da qualidade de vida na comunidade onde está inserida e a bateria da UEMG, como projeto de extensão, também tem esse objetivo. Sabemos que educação e cultura são fundamentais na independência de uma nação. Parabenizo a prefeita Maria Cecília Marchi Borges pelas comemorações de 7 de setembro, que se repetem a cada ano, numa demonstração de patriotismo e civismo.”
Comentários
Postar um comentário