Novidades na volta às aulas da UEMG
















O segundo semestre letivo de 2011 da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, começou trazendo muitas novidades para alunos e professores.

Já na primeira semana de agosto, os 996 alunos matriculados nos sete cursos oferecidos no Campus puderam conferir as mudanças estruturais e acadêmicas. Uma delas foi o início das aulas com um novo prédio de salas de aula e laboratórios. Conhecido como bloco B, o edifício recebeu os alunos do Curso de Comunicação Social, que já está funcionando na nova estrutura. No prédio ainda serão instalados os novos laboratórios de Rádio, Televisão e a Agência Escola de Comunicação. No bloco B também estão sendo realizadas as aulas teóricas do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios, que retorna para o Campus depois de dois anos funcionando na sede dos Laticínios Malibu, no centro de Frutal. Ainda no prédio novo está instalado o Pólo de Educação à Distância da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e as salas do Mestrado da UEMG, curso que está em fase de implantação.

Com toda essa mudança, o bloco A também sofreu alterações. No segundo andar, está localizado o setor administrativo, a coordenação pedagógica, as coordenações de departamento e dos cursos, coordenação de Pesquisa e Extensão e salas dos Grupos de Estudo e da Pós-Graduação. As salas do curso de Direito também foram redistribuídas e estão no terceiro andar do bloco A.

Além disso, o sistema de dados que disponibilizava via internet dados acadêmicos para os alunos e professores também mudou. O antigo ADX passou a ser AIX. Wanderley Assis de Melo Júnior, responsável pela Secretaria e Registro Acadêmico do Campus de Frutal, explica a mudança: “o AIX é conhecido em Belo Horizonte como Giz. Ele veio para unificar os dados da UEMG. Ficava difícil para a Universidade receber e ter controle sobre os dados dos diversos campi, sendo que nós tínhamos um sistema diferente do deles”.

O novo sistema também conta novos recursos. Os professores podem, por exemplo, disponibilizar o material das aulas diretamente para os alunos baixarem. “Esses diferenciais do AIX servem para aproximar professores de alunos. Tenho certeza de que vão ver como esse novo sistema vai ser melhor para todos”, conclui Wanderley.

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