Alunos participam de sessões públicas na Câmara de Frutal














Por Cristina Nogueira - 5º período de Jornalismo

Alunos do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus de Frutal, estão participando de sessões públicas que acontecem normalmente as quintas-feiras na Câmara Municipal de Frutal.

A proposta de acompanhamento das sessões surgiu da coordenação do curso e rapidamente foi adotada pelos alunos, que estão comparecendo em grande número.

Segundo o professor Plínio Antônio Britto Gentil, o principal objetivo é o contato com situações das quais eles ouvem falar, com o lugar onde esses atos são discutidos e a rotina dos profissionais desta área. “É outro tipo de aprendizado. É a prática complementando a teoria”, disse Gentil.

O aluno Gustavo Mechi, do 5º período de Direito, já participou de várias sessões e comenta que isso acrescenta muito ao aprendizado. “Conhecimento prático é algo que apenas se conquista através da participação e da observação, com toda certeza é necessário o aprendizado teórico, mas nada se compara presenciar o decorrer de um processo, o trâmite para se chegar à verdade”, acrescenta Gustavo.

Normalmente participam das sessões públicas o juiz, o promotor, o advogado de defesa, as testemunhas e, quando necessário, o escrivão. A banca do júri é decidida na hora da audiência e qualquer pessoa pode assistir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto