|
Alunos do 8º período de Jornalismo, durante aula do professor Edwaldo Costa |
|
|
Na última segunda-feira, 18, o sexto e oitavo período do Curso de Comunicação Social da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, assistiram a uma palestra sobre WebRádio. O evento foi uma oportunidade para entender uma ferramenta que está em ascensão com o avanço da internet.
De acordo com Clérmerson dos Santos Mendes, sócio-proprietário da iRadio, o conhecimento sobre WebRádio para os futuros jornalistas é fundamental, pois considerando a importância das novas tecnologias, a rádio tradicional tende a essa migração digital. Outros fatores positivos são a desburocratização da licença, o baixo custo, a qualidade de transmissão e sua abrangência mundial.
Em particular, Mendes sempre gostou de ouvir rádios e acompanhou essa conversão. Ele explica que no início, as rádios na web eram apenas listas de reproduções, com pouca interatividade, o que logo deixou de ser atrativo. Depois com o investimento para aprimorar essa tecnologia, começaram as transmissões ao vivo. A pioneira nessa atividade foi a Rádio Oficina, em 2000, conta.
Na construção de sua carreira, Mendes passou de ouvinte para diretor da “iRádio”, onde trabalha atualmente. A rádio atende por esse nome desde 2003 e pode ser acessada pelo site www.iradio.com.br. Além disso, tem uma programação 24 horas, devido ao sistema de playlist, que atua automaticamente quando não há locutores.
Segundo o palestrante, essa nova tecnologia não é muito conhecida ainda, mas tende a se popularizar cada vez mais. “As convencionais que também atuam na internet, divulgam para seu público a presença na rede e, por isso, têm maior facilidade de conquistar adeptos. Enquanto isso, as rádios que nascem exclusivamente na internet têm mais dificuldade, mas, aos poucos vão conquistando seu público, que em contato com a tecnologia percebem a importância e praticidade de se ter uma conexão digital”, finaliza Mendes.
Comentários
Postar um comentário