Semana de Comunicação da UEMG alia tecnologia e sustentabilidade

O profissional de comunicação do novo milênio terá um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e preocupados com o ambiente em que vivem. Os novos comunicadores têm por obrigação dominar as novas tecnologias e ferramentas disponíveis na Internet e no mundo real. São essas características que serão determinantes para a sustentabilidade da profissão e os maiores promotores das ações que poderão melhorar a qualidade de vida na Terra. Não dominá-las será fator de exclusão no mercado de trabalho que aguarda os recém-formados. Esse é um breve resumo de tudo que foi apresentado e discutido durante a IV Semana de Comunicação Social da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, realizada entre os dias 6 e 8 de outubro.

Mais do que propor alternativas práticas para os problemas sócio-ambientais e compartilhar idéias sustentáveis, jornalistas e publicitários com destaque no cenário nacional apresentaram um panorama do mercado brasileiro e mundial. Foram apresentados os novos segmentos da publicidade e propaganda, além do novo perfil de jornalistas que as empresas estão buscando.

Com o tema “Sustentabilidade”, a IV Semana de Comunicação Social foi aberta com uma mesa redonda formada por profissionais de diversos veículos de comunicação de Frutal. Na pauta, os convidados discutiram a sustentabilidade nos meios de comunicação regional. Logo em seguida, o público assistiu à palestra “Mobilidade, aplicativos e inclusão social”, ministrada por Bruno D’Angello, ilustrador, diretor de arte e coordenador de cursos ECA-USP.

Na quinta-feira, dia 7, estudantes de comunicação, profissionais da área e a comunidade tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do jornalista ambiental, por meio da palestra “Jornalismo ambiental: formação e exercício profissional”, realizada pela jornalista Gisele Neuls. Como sustentar uma marca ou uma idéia? Esse foi o tema da palestra do publicitário Jonas Buitrago, ministrada na seqüência.

O último dia do evento reservou para os alunos de Comunicação Social da UEMG as palestras da jornalista e escritora Pollyana Ferrari e do publicitário Jeff Paiva. Estudiosa das novas mídias, Pollyana ministrou a palestra “A comunicação nas mídias sociais”. Já o publicitário Jeff Paiva falou sobre as novas ferramentas para uma nova comunicação.

Além das palestras, os estudantes do curso de Comunicação participaram de mini-cursos nas áreas de telejornalismo, tratamento de imagem, design sustentável e criação.

A IV Semana de Comunicação Social foi uma promoção do curso de Comunicação Social da UEMG, com o apoio do Sebrae-MG, Phoenix Turismo, Hotel Recanto dos Ipês, Água Doce Cachaçaria, Restaurante Maria Fumaça, CCAA, Jornal Diário, Jornal de Frutal, Jornal Pontal, Jornal A Fronteira Regional, Rádio 102 FM, Rádio 97 FM e Rádio Cultura 105 FM.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto