Empreendedorismo Universitário - Uma Inovação de idéias

Laene Mara
Soleny Rocha
Vander Resende
Zilma e Oliveira

(Alunos do 8º Período de Jornalismo)

Num país de gerações cada vez mais preocupadas em garantir um futuro consolidado, surgem no meio ao caminho oportunidades que  transformam vidas e revolucionam o conceito de mercado. Essas novas idéias podem ser verificadas numa realidade mais próxima do que se imagina. Estamos nos referindo aos projetos desenvolvidos pelo Campus da UEMG Frutal, que estimulam o lado criativo e inovador do aluno, numa somatória de valores econômicos e acadêmicos.

Dentre os trabalhos a ser destacados está a criação do Cartório Modelo (foto), inaugurado este ano no terceiro piso da Universidade, e que visa estimular o lado jurídico dos formandos do Curso de Direito. Por meio da simulação de audiências os acadêmicos podem colocar na prática o que aprenderam na teoria. Como o treinamento ocorre no último ano do Curso, a intenção, segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Frutal, o professor universitário, Jhon Kennedy Mendonça, é treinar os futuros advogados sobre como se ter uma postura adequada diante do juiz de direito  e do promotor de justiça frente a uma causa a ser defendida. 


Alunos do Curso de Direito da UEMG simulam audiência de pensão alimentícia

Podemos ainda definir o empreendedorismo universitário como a utilização econômica dos resultados de pesquisas acadêmicas, tendo o auxílio e suporte da instituição acadêmica. E na UEMG – Universidade do Estado de Minas gerais campus Frutal não é diferente. Segundo o coordenador de pesquisa e extensão, professor Ms. Alessandro Santana Martins, a Universidade realiza vários trabalhos de iniciação cientifica em várias áreas, tais como: Direito, Humanas, Biológicas, Exatas. Anualmente acontecem seminários de pesquisa e extensão onde são apresentados os trabalhos dos alunos bolsistas. 


De acordo com ele, o objetivo das pesquisas cientificas é propiciar aos estudantes de graduação condições diferenciadas de aprendizagem; contribuir com a formação de recursos humanos capazes de contextualizar e transformar a realidade;  habilitar o estudante para confrontar os estudos teóricos com a realidade; contribuir para a formação do aluno e sua futura inserção no mercado de trabalho; propiciar ao estudante oportunidade de implementar atividades de inclusão social; participar de políticas públicas numa relação dialógica com a sociedade; propiciar ao professor a oportunidade de enriquecer suas aulas em contato com as questões sociais do cotidiano.


Para o Prof. Alessandro Martins, o principal ganho do aluno é o complemento para a sua vida acadêmica, onde o estudante adquire conhecimentos que vão lhe proporcionar soluções para vários projetos ligados ao empreendedorismo. “Empreendedorismo é aumentar a visão cientifica do aluno e o cientifico vai moldar o novo empreendedor, porque  as novas idéias saem das pesquisas”, finaliza.


Ao falar em idéias inovadoras dentro do Empreendedorismo Universitário, é preciso valorizar e reconhecer o esforço de uma galera entusiasmada e criativa que faz parte da Agência Inova Comunicação, composta hoje por 16 alunos do Curso de Comunicação Social, nas habitações em jornalismo e publicidade. A Coordenadora do Curso, Ana Carolina Araújo Silva, afirma que a agência funciona como um laboratório do curso, além de ser um espaço de estágio para os alunos. Segundo a professora, a Inova deve ser considerada como empresa normal, ela só se diferencia das demais, pelo fato de ter finalidades pedagógicas.


Nos dois anos de existência, alunos, coordenadores e professores do projeto podem comemorar o crescimento da agência que tem conquistado a cada dia novos clientes. Para os já existentes como a própria Uemg, a Secretaria Municipal da Educação, os alunos puderam mostrar seu talento por meio da elaboração de vídeos institucionais, matérias jornalísticas e diversas peças publicitárias. “Na agência é produzido também material de divulgação voltado para o aluno e o público interno da Universidade”, comenta Ana Carolina. 

A Agência Inova de Comunicação que funciona de segunda a sexta, das 14h às 17h, está localizada no terceiro andar do Campus, sala 07. Para quem deseja conhecer o trabalho de informação jornalística e publicitária dos universitários, pode acessar outra criação dos alunos que atuam na Inova, que é blog: inovafrutal.blogspt.com.


Agência Inova valoriza o talento e a criatividade de futuros jornalistas e publicitários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto