Vivenciando a UEMG: uma visão para o futuro

Na última semana, alunos do ensino médio de escolas de Frutal e região tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Campus de Frutal da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). Eles visitaram o campus por meio do projeto Vivenciando a UEMG.

O projeto teve o objetivo de promover a interação entre os alunos do terceiro ano do ensino médio e a Universidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer em dois períodos, matutino e noturno, a estrutura do campus, suas instalações, projetos, trabalhos realizados pelos universitários e, principalmente, os cursos oferecidos pela UEMG Frutal.

São sete os cursos que funcionam hoje no campus: Comunicação Social (habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Direito, Administração, Geografia, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Ciência e Tecnologia em Laticínios e Sistemas de Informação.

O projeto foi de grande aceitação por parte dos alunos do ensino médio, é o que garante a coordenadora pedagógica da Universidade, Maria Batista. “O resultado foi além das expectativas. Pensávamos encontrar algumas dificuldades dos alunos até aqui. Mas eles mostraram grande interesse em estarem conhecendo nossos cursos”, ressaltou.

Os pré-vestibulandos de escolas públicas e particulares garantiram a credibilidade do projeto, afirmando o quão importante representou essa visita à Universidade. Um exemplo foi o que disseram as alunas da Escola Estadual Comendador Gomes, Isabela Garcia, Jackeline Silva e Tainara Borges. “Nós gostamos de todos os aspectos que envolveram a Universidade, sobretudo, no que se refere à estrutura e criatividade dos cursos”, ressaltaram as estudantes.

Toda a equipe da UEMG Frutal esteve engajada nesse projeto, inclusive os próprios universitários do campus. Os alunos Matheus Frizoni, do curso de Administração e Venâncio Campos Silva, da Geografia, trabalharam na divulgação de seus respectivos cursos fazendo parte das palestras. Perguntados sobre a importância de mostrar aos vestibulandos informações sobre os cursos e as profissões antes de prestarem o vestibular, Matheus disse que é bom mostrar ao vestibulando a realidade do curso e da universidade, sendo o projeto uma boa forma de marketing.

Já Venâncio salientou que os vestibulandos poderão ter uma visão acadêmica diferente ao que é ensinado nas escolas e pré-vestibulares como, por exemplo, no que é ensinado no seu curso, Geografia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum Internacional de Pós-graduação dos Mestrados

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto